- Descrição
-
Autorização de instalação do empreendimento ou atividade, de acordo com as especificações constantes dos planos, programas e projetos aprovados, incluindo as medidas de controle ambiental e demais exigências.
- Requisitos e documentação básica – O que precisa para solicitação do serviço
-
- Certificado digital. Clique aqui
- Cadastro no Sistema Eletrônico de Licenciamento da Prefeitura. Orientações. Para se cadastrar no sistema. Clique aqui
Documentos básicos sem obra:
- Declarar no sistema número da licença ambiental anterior e anexar comprovação do cumprimento de suas condicionantes
- Espelho da fatura ou documento equivalente fornecido pela Companhia Pernambucana de Saneamento – COMPESA
Documentos com realização obra:
- Declarar no sistema número da licença ambiental anterior e anexar comprovação do cumprimento de suas condicionantes
- Projeto de Arquitetura aprovado pela Prefeitura e dentro do prazo de validade, ou, se vencido, com Alvará de construção emitido e dentro da validade. Clique aqui
- Carta de Viabilidade referente à ligação em rede pública de abastecimento de água e esgoto, caso seja para nova ligação, ou espelho da fatura ou documento equivalente fornecido pela Companhia Pernambucana de Saneamento – COMPESA
- Para o caso de não haver comprovadamente rede coletora de esgoto, apresentar solução técnica para tratamento de esgoto individualizada, assinada por profissional habilitado e acompanhada de ART e/ ou RRT válidos e, quando couber, contemplar caixa de gordura, anexando as licenças / autorizações / outorgas requeridas, emitidas pelos órgãos competentes. Clique aqui
- Para o caso de não haver comprovadamente rede pública de abastecimento de água, apresentar solução técnica para abastecimento individualizado, e quando couber, anexar as licenças / autorizações / outorgas requeridas, emitidas pelos órgãos competentes
Renovação de licenças e autorizações. Os pedidos de renovação e prorrogação de licenças e autorizações ambientais devem seguir os prazos constantes na Lei nº 17.171/2005 e devem ser instruídos com:
- CNPJ da empresa a ser licenciada ou CPF dos responsáveis
- Espelho da fatura ou documento equivalente fornecido pela Companhia Pernambucana de Saneamento – COMPESA, além dos documentos e informações que comprovem o cumprimento das condicionantes da licença / autorização a ser renovada / prorrogada
- Orientações – Passo a passo para solicitação do serviço
-
- Entrar no sistema de licenciamento da Prefeitura. Clique aqui para login
- Preencher formulário no sistema para Licença de Instalação. Orientações
- Validação da documentação
- Imprimir e pagar o DAM. Orientações
- Análise de processo
- Cumprimento de exigências
- Emissão da licença ambiental ou certificado de indeferimento
- Taxas
-
Enquadramento do porte da obra ou do empreendimento para definição de taxa:
- Porte Imobiliário. Clique aqui
- Porte por atividade. Clique aqui
- Onde solicitar e consultar serviço
- Meios de contato do usuário com a Prefeitura
-
Para esclarecer dúvidas sobre tramitação de processos: licenciamentoambiental@recife.pe.gov.br
Contato com o Setor de Protocolo e esclarecer de dúvidas sobre processos de licenciamento e documentos: protocolo-ambiental@recife.pe.gov.br
Analista do processo: Como identificar / Consulta ao analista ambiental através do formulário específico / Demais contatos e endereços
- Legislação
- Perguntas frequentes
-
Não há.
Compartilhe: